Você está em:

Conheça a obra que exibe relação entre o vírus da Peste Negra com a pandemia Covid-19
Release - Diário do ano da Peste

A obra Diário do ano da peste escrita pelo autor Daniel Defoe, trata-se de uma narrativa jornalística sobre o ano da Peste Bubônica. O livro inclui um prefácio da pesquisadora e escritora Dr. Paula Bachscheider.


O livro Diário do ano da peste que foi escrito há mais de trezentos anos, chama uma grande atenção por ser um reflexo da nossa atual realidade. Em 1665 o vírus da Peste Negra assolava a cidade de Londres, a epidemia foi a mais devastadora da história, cerca de 97 mil pessoas perderam a vida nesse lapso. O autor do livro era apenas um garoto nessa época, mas isso não foi um empecilho para restituir de maneira impressionante esse momento.

Logo de início notamos muitas semelhanças entre os períodos, tornando-se trechos marcantes.  Durante o ano da peste, ruas foram tomadas por cartazes e panfletos mentirosos, que apontavam quais medicamentos tinham eficácia contra à doença. Recentemente outro vírus causa uma paralisação global, e novamente informações enganosas são divulgadas, porém por meios eletrônicos. Entre ambas as fases, podemos notar que muitas pessoas se recusam aceitar as devidas recomendações e acabam colocando sua própria vida em risco, por não compreender a real gravidade desses vírus.

A obra é completa e composta por uma tradução que busca equilibrar o novo e o arcaico, nos trazendo uma experiência única de entender o que foi essa catástrofe, e sobretudo, nos ensinar a não cometermos os mesmos erros.