Colaboração premiada e investigação: princípios, vulnerabilidades e validação da prova obtida de fonte humana

More Views

Colaboração premiada e investigação: princípios, vulnerabilidades e validação da prova obtida de fonte humana


Disponível: Em estoque

R$39,90

Detalhes

O que leva uma pessoa a trair seu grupo criminoso e passar a trabalhar ao lado do Estado na desestruturação de uma organização criminosa?

Estudos mostram que apenas a percepção do avanço da investigação – e não a promessa de benefícios ou a ameaça de encarceramento – incentiva legitimamente o criminoso a contribuir com a apuração de fatos complexos.

Entretanto, nos últimos anos, a esfera pública brasileira foi inundada por reportagens, artigos e entrevistas sobre o tema das colaborações premiadas, sem promover, todavia, um debate técnico sobre seus princípios e suas vulnerabilidades.

É esse retorno às origens – esse recuo histórico à técnica e à doutrina policial – que os autores empreendem neste estudo. A obra, além de realizar uma genealogia desse meio de obtenção de prova, trabalha para afastar espessas camadas de desinformação que nos últimos anos recobriram esse instrumento de investigação tão útil às polícias no enfrentamento às complexas organizações criminosas contemporâneas.

O resultado é uma contribuição densa e original que tem tudo para se tornar referência, iluminando um tema central no debate brasileiro contemporâneo.

ÉLZIO VICENTE DA SILVA é delegado de Polícia Federal. Foi promotor de Justiça em Goiás por oito anos. Em 2002 ingressou na Polícia Federal, vindo a atuar na Diretoria de Inteligência Policial, onde coordenou diversas investigações. Ocupou os cargos de chefe da Divisão de Operações de Inteligência, de Superintendente Regional em Tocantins, em Mato Grosso e no Distrito Federal, e de Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado. É autor do livro “Operações especiais de Polícia Judiciária e ruptura de planos de ataque terrorista”, lançado pelo Grupo Editorial Novo Século.

DENISSE DIAS ROSAS RIBEIRO é delegada de Polícia Federal. Foi oficial da Polícia Militar de São Paulo por seis anos. Ingressou na Polícia Federal em 2004 no cargo de agente, vindo a atuar no Comando de Operações Táticas e na Diretoria de Inteligência Policial. A partir de 2014, como delegada de Polícia Federal, chefiou delegacias especializadas e as unidades de inteligência policial no Distrito Federal e de Projetos Especiais da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado. Nessa trajetória, coordenou diversas investigações e a formalização dos primeiros acordos de colaboração premiada homologados por um Tribunal Superior, firmados pela Polícia Federal.

Informação Adicional

Edição: 1
Formato: 16x23
ISBN: 9788542814118
Acabamento: Brochura/Capa mole
Páginas: 256
Data de Publicação: 18/07/2018
Subtitulo: Não
Autor: Élzio Vicente da Silva

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.